Programa Coletivo Coca-Cola Jovem ganha nova identidade visual
e amplia impacto social com foco no primeiro emprego
Jovens de 16 a 29 anos de todas as regiões do Brasil podem se inscrever em uma nova etapa do programa Coletivo Coca-Cola Jovem, iniciativa de capacitação profissional do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), que está oferecendo 20 mil vagas gratuitas. Com nova identidade visual e mais oportunidades, o projeto tem como objetivo impulsionar o acesso ao primeiro emprego e fortalecer as chamadas soft skills — habilidades interpessoais cada vez mais valorizadas no mercado.
Os interessados devem ter ensino médio completo ou em andamento. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial ou pelo aplicativo do programa, disponível para Android e iOS.
O conteúdo da capacitação é acessível por celular e conta com 12 videoaulas curtas, distribuídas por aplicativo, plataforma digital ou até mesmo pelo WhatsApp. As aulas abordam temas práticos como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, planejamento financeiro e postura profissional.
Segundo Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, o novo formato do programa acompanha as transformações do mundo do trabalho. “Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, o diferencial competitivo está cada vez mais nas habilidades humanas. O Coletivo Coca-Cola Jovem foi pensado exatamente para isso, oferecendo suporte para que esses jovens desenvolvam competências essenciais e consigam se destacar no mercado”, explica.
Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 605 mil jovens de baixa renda em todo o país. É o caso de Kauany Espíndola, de 18 anos, que hoje atua como Jovem Aprendiz na área de atendimento ao cliente em uma empresa do setor de benefícios. “Receber a ligação de aprovação foi muito emocionante. O programa mudou minha vida pessoal e profissional”, conta.
Meta ambiciosa: 5 milhões de pessoas até 2030
Até 2026, a expectativa do Instituto é atingir 1 milhão de jovens com o programa. A meta para 2030 é ainda mais ousada: beneficiar 5 milhões de pessoas, com foco prioritário em jovens, mulheres e pessoas negras em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
Com 25 anos de atuação, o Instituto Coca-Cola Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) comprometida com a redução das desigualdades sociais. Em parceria com o Sistema Coca-Cola e diversas instituições, já promoveu a inclusão produtiva de mais de 800 mil pessoas em diversas frentes, com ênfase na geração de renda e acesso ao mercado de trabalho.