Espetáculo infantil “Pipo e Fifi” percorre cidades mineiras com mensagem de proteção contra o abuso sexual
Combinando poesia, humor e bonecos animados, a Cia. Truks leva às escolas, creches e centros culturais de Minas Gerais o espetáculo “Pipo e Fifi”, uma abordagem sensível e lúdica sobre um tema sério: a prevenção ao abuso sexual infantil, orientando a criança a se proteger e se defender de abusos sexuais.
As apresentações ocorrem entre os dias 12 e 29 de maio, nas cidades de Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Carmo da Cachoeira e Betim, e são direcionadas a crianças a partir de três anos. O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Arteris e apoio do Ministério da Cultura, dentro do Programa União e Reconstrução do Governo Federal.
Segundo o diretor Henrique Sitchin, idealizador do espetáculo, os dados são alarmantes: “Duas em cada cinco crianças no Brasil já sofreram algum tipo de abuso sexual. Precisamos agir com urgência para mudar essa realidade”. A peça busca justamente oferecer ferramentas de proteção às crianças, ensinando-as a reconhecer e denunciar situações abusivas.
Baseado no livro homônimo da autora Caroline Arcari, que já vendeu mais de 100 mil cópias, “Pipo e Fifi” ganha vida no palco com os tradicionais bonecos da Cia. Truks, que impressionam pelo realismo e pela expressividade. O espetáculo orienta os pequenos sobre limites, sentimentos e toques saudáveis, diferenciando o afeto de atitudes abusivas, de maneira acessível e respeitosa.
A montagem é uma adaptação fiel da obra original, com direção assinada por Henrique e Gabriel Sitchin, e elenco formado por Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. A trilha sonora é de Yuri de Francco, e a produção geral fica por conta de Adryela Rodrigues, da Sendero Cultural.
Inovação e reconhecimento
A Cia. Truks, fundada em 1990, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua inovação no teatro de bonecos. Foi uma das pioneiras no Brasil a apresentar os manipuladores de bonecos à vista do público, rompendo com a tradição do teatro de fantoches ocultos. O grupo também já deu vida a objetos inanimados em cena, como em “Zoo-Ilógico”, espetáculo premiado que transformou uma caneca e um bule em personagens.
“Com ‘Pipo e Fifi’, a Trucks seguimos nossa trajetória de ousadia. Tratamos de um tema delicado, mas com a mesma magia que cultivamos há mais de 30 anos”, destaca o diretor Henrique. Além das apresentações em Minas, o projeto seguirá para o estado do Rio de Janeiro em junho.
Agenda de apresentações em Minas Gerais
Pouso Alegre
-
12/05 – 14h e 15h30 | EM Profa. Isabel Coutinho Galvão (Ciem São Geraldo)
-
13/05 – 09h30, 14h e 15h30 | EM Dr. Vasconcelos Costa (Ciem Faisqueira)
-
14/05 – 14h e 15h30 | EM Profa. Clarisse Toledo (Ciem São Cristóvão)
São Gonçalo do Sapucaí
-
15 e 16/05 – 09h e 14h | CAIC – EM Nossa Senhora Aparecida
Carmo da Cachoeira
-
19/05 – 10h e 14h | EM Wanderléia Aparecida do Prado Nascimento
-
20/05 – 10h e 14h | EM Dr. Moacir Rezende
Betim
-
26/05 – 10h e 14h | EM Prefeito Alcides Bráz
-
27/05 – 14h e 15h30 | EM Maria da Conceição Brito
-
28/05 – 14h e 15h30 | EM Florestan Fernandes
-
29/05 – 08h30 e 10h | EM Ângela Ribeiro Batista Maia
Sobre a Cia. Truks
Com mais de três décadas de atuação, a Cia. Truks é referência no teatro de animação brasileiro e já representou o país em diversos festivais internacionais. O grupo também atua na formação de educadores e artistas com oficinas sobre dramaturgia e manipulação de bonecos. Ao longo de sua trajetória, acumula prêmios como Mambembe, APCA, Coca-Cola de Teatro Jovem, entre outros.
Mais informações sobre os espetáculos podem ser acessadas no site oficial.
A patrocinadora Arteris
A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de via nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, está patrocinando o projeto “Pipo e Fifi”, PRONAC 231661, da Cia. Truks, que aborda o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O espetáculo, destinado à faixa etária de 03 a 10 anos, será apresentado em instituições de ensino de Minas Gerais a partir de 12 de maio e no mês de junho estará pelo estado do Rio de Janeiro.