Dalmo Ribeiro reclama: demora no atendimento da Cemig atrasa recuperação econômica e geração de empregos no Sul e Sudoeste mineiro

Notícias
Deputado Estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) protocolou requerimento na Comissão de Minas e Energia
na última segunda-feira, 21 de março, pedindo urgência no cumprimento das notas de serviço da Companhia

Indústrias na região do Sul e Sudoeste de Minas têm enfrentado problemas com a ligação de energia elétrica, o que tem comprometido a expansão e abertura de novas plantas. Com a situação da pandemia, a importação de materiais essenciais para a ligação de novos pontos pode ser o motivo para o atraso.

A situação tem sido recorrente em relação aos serviços prestados pela Cemig em todo o estado. Por isso, na última segunda-feira, 21, o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB) protocolou, na Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), requerimento pedindo providências urgentes à Companhia no cumprimento das ordens de serviços.

Segundo o deputado, o requerimento vai ao encontro dos interesses de todos os empresários do Sul e Sudoeste mineiro e todo o estado que, há muito tempo, aguardam retorno da Companhia para a ligação de energia. “Praticamente com todo o protocolo já feito, pagamento já efetuado, mas a Cemig se recusa a dar informações. Enquanto isso, empresas paradas, empregos desestimulados, empresários aguardando a ordem da Companhia para fazer as ligações, o que não vem ocorrendo”.

O parlamentar apelou à Cemig para que as notas de serviços que estejam com a Companhia sejam atendidas o mais rápido possível. Essa é uma realidade que há muito tempo empresários em todo o estado têm enfrentando.

“Não é possível o empresário esperar tanto tempo. Empresas fechadas, novas plantas sem nenhuma iniciativa por falta de energia. Minas Gerais precisa crescer e não é por aí que iremos conseguir. Poderíamos gerar mais empregos e teríamos mais competitividade. A Cemig é a grande responsável por isso. Espero que o nosso requerimento possa surtir efeito e a Companhia reveja os pedidos do Sul e Sudoeste de Minas que estão parados com urgência”, cobrou Dalmo Ribeiro.

Fim da bandeira de escassez hídrica

Em sessão anterior, o deputado Dalmo Ribeiro defendeu também o fim da cobrança da tarifa extra nas contas de energia – sob o título de bandeira de escassez hídrica.

Instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em setembro de 2021, devido à seca que comprometeu o funcionamento das usinas hidrelétricas, essa tarifa extra nas contas de luz tem prejudicado os consumidores, no entendimento do parlamentar.

Ele lembrou que a atual temporada chuvosa teve precipitações acima da média e, com isso, o aumento do volume dos reservatórios das hidrelétricas garante a geração de energia. “O consumidor não pode mais ser penalizado”, afirmou.

Dalmo Ribeiro defendeu maior transparência das informações sobre a bandeira de escassez hídrica e disse que vai cobrar providências da Aneel e do Ministério Público.

 Foto: Luiz Santana