Força-tarefa de engenheiros e geólogos reforça ações emergenciais e preventivas em parceria com a Defesa Civil de Minas. O presidente do CREA-MG e o governador Romeu Zema acompanharam o embarque dos cinco voluntários do Crea-MG para Ipatinga, no Vale do Aço.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) ampliará o suporte técnico em municípios mineiros afetados pelas chuvas, em parceria com a Defesa Civil Estadual. A iniciativa inclui ações emergenciais e preventivas em cidades em situação de calamidade pública.
Desde quarta-feira passada, 15, cinco profissionais embarcaram para Ipatinga, no Vale do Aço, onde realizarão vistorias técnicas em imóveis atingidos por alagamentos e deslizamentos. A força-tarefa conta com engenheiros e geólogos que atuam na identificação de riscos estruturais para garantir a segurança da população.
Interessados em participar da equipe devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br com nome, área de atuação, telefone e disponibilidade. O Crea-MG será responsável pela logística e despesas dos voluntários.
Atualmente, 63 municípios mineiros enfrentam situação de emergência, com mais de 3.200 desalojados e 26 mortes registradas desde setembro, segundo a Defesa Civil Estadual.
Segundo o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, a iniciativa busca não apenas atuar em caráter emergencial, mas também desenvolver medidas preventivas nas regiões mais vulneráveis. “Essa ação é essencial para garantir a segurança da população. Estamos mobilizando nossos profissionais para contribuir com Minas Gerais, não só em Ipatinga, mas em outros municípios do estado que enfrentam situações críticas,” destacou.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Paulo Rezende, ressaltou a importância da parceria contínua com o Crea-MG. “Nossa colaboração com o Crea será fortalecida para que possamos atuar de forma preventiva e permanente. Essa estruturação é fundamental para enfrentar os desafios durante o período chuvoso e antecipar possíveis riscos,” afirmou.
A iniciativa do Crea-MG reforça a importância do trabalho técnico na prevenção de desastres e no apoio às comunidades afetadas, reafirmando o compromisso dos profissionais de engenharia e geologia com a sociedade mineira.