No primeiro dia, o encontro contou com a assessoria do Padre Paulo Adolfo Simões, que apresentou uma Análise de Conjuntura Eclesial, e do Padre Adriano São João, que abordou o tema “Igreja – Casa de Comunhão, de Missão e de Participação”.


No segundo dia, o assessor foi o Padre Hiansen Vieira Franco, da Diocese de Guaxupé, que discutiu “A Sinodalidade na Igreja e na Província Eclesiástica de Pouso Alegre – memória e perspectivas”. Houve também um momento dedicado ao encaminhamento dos trabalhos pastorais da arquidiocese.
Segundo o Cônego Wilson Mário de Morais “o processo de formação permanente auxilia o exercício do nosso ministério presbiteral. Temos na nossa Arquidiocese de Pouso Alegre um projeto de formação permanente para o clero. Esses dois dias de encontro fizeram parte desse projeto. Refletir sobre a eclesiologia de comunhão nos coloca em sintonia com toda a Igreja que vem refletindo sobre a sinodalidade e especialmente com a nossa arquidiocese, que está realizando o seu Primeiro Sínodo Arquidiocesano.”
Com informações do padre José Luiz Faria Junior e fotos do seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior