CAIXA libera saque calamidade para moradores de Munhoz no sul de Minas e São Romão no norte de Minas
Desde esta quinta-feira, 20), trabalhadores das cidades de Munhoz e São Romão, em Minas Gerais, podem solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida, adotada devido às fortes chuvas que atingiram os municípios, permite que os moradores realizem o pedido diretamente pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao saque?
O benefício está disponível para moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. Para ter direito ao saque, é necessário possuir saldo no FGTS e não ter realizado retirada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo disponível por conta vinculada é de R$ 6.220,00, respeitando o saldo disponível.
Como solicitar?
A solicitação pode ser feita de forma digital, sem necessidade de comparecimento às agências da Caixa. O procedimento deve ser realizado pelo aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Passo a passo para solicitar o Saque Calamidade
- Baixar e acessar o aplicativo FGTS;
- Clicar na opção “Solicitar saque 100% digital” ou acessar o menu “Saques” e selecionar “Solicitar saque”;
- Escolher a opção “Calamidade pública”, informar o nome do município e selecionar na lista;
- Inserir o comprovante de endereço, informando CEP e número da residência;
- Anexar os documentos necessários:
- Documento de identidade (RG, CNH ou passaporte);
- Selfie segurando o documento de identificação;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
- Caso não possua comprovante de residência, apresentar declaração emitida pelo município ou uma autodeclaração com informações completas.
- Escolher a conta para depósito, podendo ser uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição bancária;
- Enviar a solicitação.
Prazo para solicitação
Os trabalhadores de Munhoz e São Romão podem requerer o saque até o dia 17 de junho de 2025.
A Caixa reforça que o processo é totalmente digital e sem custos para o solicitante. Para mais informações os interessados podem acessar os canais oficiais do banco.



