Grupo Boticário destina R$ 100 milhões para impulsionar startups
O Grupo Boticário, a se instalar em Pouso Alegre até 2.028, anunciou um investimento de R$ 100 milhões no ecossistema de startups ao longo dos próximos quatro anos. O montante será aplicado por meio do fundo de Corporate Venture Capital (CVC), uma das iniciativas da empresa voltadas para a inovação. O objetivo é apoiar startups nacionais e internacionais com potencial de integração ao ecossistema da companhia, permitindo a adiantação de tendências do setor.
Os investimentos terão como foco inicial empresas dos segmentos de beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em estágios iniciais de captação (seed e series A). As aplicações serão minoritárias, limitadas a 20% de participação, e os aportes variarão entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões.
Parcerias estratégicas
De acordo com Guilherme Reichmann, Diretor Executivo de Estratégia, M&A e GB Ventures do Grupo Boticário, a empresa busca relações que beneficiem ambas as partes. “Acreditamos em uma abordagem prática e em parcerias ganha-ganha. Além do capital, oferecemos nosso ecossistema para apoiar startups e empreendedores, investindo em inovações que agreguem valor estratégico ao Grupo Boticário e fortaleçam nosso mercado de beleza”, explica Reichmann.
Primeiro investimento em IA
O primeiro aporte do fundo de CVC foi realizado na startup Haut.AI, sediada na Estônia. Especializada em inteligência artificial e visão computacional, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de recomendar produtos personalizados com base nos diferentes tipos de pele dos consumidores. O Grupo Boticário já testou a solução em seus canais de venda e segue trabalhando em colaboração com a startup, visando novas oportunidades de negócios no futuro.