Bombeiros realizam workshop de salvamento terrestre em Pouso Alegre

Destaque Notícias Utilidade Publica

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu, na última terça-feira, 20, um Workshop de Salvamento Terrestre voltado à capacitação técnica de militares que atuam em operações de resgate. A atividade foi organizada pela 7ª Companhia Independente e reuniu teoria e prática com foco no aprimoramento de procedimentos operacionais em cenários de difícil acesso.

A programação do evento ocorreu em dois pontos estratégicos de Pouso Alegre: a sede da 7ª Companhia e a Pedreira Italegre. Entre 8h e 17h, 18 militares participaram como alunos e outros seis atuaram como instrutores especializados, conduzindo as oficinas práticas.

Ao longo do dia, os participantes se revezaram em cinco oficinas temáticas, que abordaram diferentes aspectos do salvamento em terrenos complexos:

  • Montagem de tripé avançado para operações em altura;

  • Utilização de maca sked com sistema de polias e técnica de “homem âncora”;

  • Equalização de forças e alívio de carga em ancoragens;

  • Simulação de resgate em locais de difícil acesso;

  • Técnicas de salvamento para escaladores.

As atividades foram realizadas sob rígido controle de segurança, com o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apoio logístico de viaturas e materiais específicos para esse tipo de operação.

De acordo com o subcomandante da unidade, Major BM Acácio Tristão Gouvêa, a qualificação constante da tropa é fundamental para a excelência no atendimento à população. “A capacitação constante é essencial para garantir respostas rápidas, eficientes e seguras às ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Eventos como este reforçam o comprometimento da corporação com a excelência no serviço público”, afirmou.

O workshop integra o ciclo de ações do TTS BM 2025 – Treinamento Técnico de Salvamento, iniciativa coordenada pelo 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB), com o objetivo de padronizar técnicas e manter a tropa preparada para os desafios do salvamento terrestre em todo o estado de Minas Gerais.