Bioética da Univás promove debate sobre transplante de órgãos em parceria com Faculdade de Medicina de Itajubá

Notícias

O transplante de órgãos na perspectiva da Bioética foi o tema do Seminário promovido pelo Programa de Mestrado em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em parceria com a Faculdade de Medicina de Itajubá. O evento ocorreu no dia 7 de novembro de 2019 e contou com a presença de alunos, professores, profissionais da área de saúde e comunidade.

 

O encontro contou com a participação de médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. A tônica do evento foi buscar fomentar uma discussão que envolve tanto as técnicas médicas e cirúrgicas, a tecnologia e as noções de vida e do humano.

 

O egresso do Programa de Mestrado em Bioética da Univás, Heverton Barbosa de Freitas proferiu a palestra “Doação de órgãos no contexto da Bioética”, momento em que compartilhou com os presentes temas chave da Bioética no que tange às escolhas em favor da vida e os conflitos inerentes à prática dos transplantes, o que envolve a própria noção de morte, testamento, família e luto.

 

O evento contou também com a fala de Camilo de Assis Paiva, paciente transplantado do fígado, que pode compartilhar da sua experiência em relação ao processo pelo qual passou, trazendo à discussão elementos concretos que auxiliam na compreensão dos conceitos de vida, morte, luto e terminalidade da vida no contexto dos transplantes de órgãos.

Informe publicitário