A IFPA lança uma campanha em Minas Gerais para promover o consumo de banana e uva
que estão em plena safra oferecendo bom preço e qualidade
O varejo local pode acessar gratuitamente o material promocional oferecido pela IFPA – International Fresh Produce Association – uma organização internacional que representa o setor de produtos frescos. A campanha tem como objetivo incentivar a venda de banana e uva, duas frutas amplamente apreciadas pelos brasileiros.
Os varejistas podem baixar um kit gratuito, que inclui imagens para redes sociais, informações sobre os benefícios dessas frutas, folhetos, e-books de receitas e vídeos promocionais. Esse material visa apoiar as estratégias de marketing do setor.
Em 2024, a safra de banana foi marcada por uma instabilidade significativa. Rafaela Fava, diretora da Frutas Fava e conselheira da IFPA, explica que o início do ano teve uma produção abundante e preços baixos. Entretanto, após maio, a seca e o frio afetaram negativamente a produção e a qualidade das bananas, com aumento dos preços e queda na oferta. Ela estima que essa instabilidade persista até dezembro, com uma recuperação gradual e diminuição dos preços.
A uva também enfrentou grandes desafios em 2024. Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare, relata que as chuvas excessivas no primeiro semestre prejudicaram a colheita, causando rachaduras nas frutas e aumento de doenças. Como resultado, a produção de uva deve ser de 20% a 30% menor em relação aos anos anteriores, apesar da boa qualidade das uvas colhidas e dos preços elevados no mercado interno e externo.
Apesar das adversidades climáticas, a banana e a uva continuam sendo importantes para a economia brasileira e a campanha da IFPA busca apoiar o setor. Os varejistas podem acessar os links para obter o material promocional das campanhas da banana e da uva. Ao usar esses materiais, ajudam a promover a educação e o fortalecimento do setor de frutas, flores, legumes e verduras no Brasil.