Noticias  |  Entretenimento  |  Videos  |  Pouso Alegre - Passado e Presente minha TVUAI
 Lista de Email:


 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Loading
Prata da Casa
Escritor pousoalegrense é destaque na FLIP 2013, em Paraty



Gostou ? Então vote!
A- | A | A+

Luis Kifier

O escritor mineiro Éder Rodrigues é um dos destaques da Festa Literária de Paraty FLIP 2013. O poeta é um dos indicados para receber o Prêmio OFF FLIP DE LITERATURA pelos trabalhos como poeta em cerimônia a ser realizada no próximo dia 6 de julho. O cerimonial de entrega do Prêmio OFF de Literatura compõe a programação da FLIP 2013, um dos maiores eventos literários do país que anualmente reúne escritores nacionais e internacionais.

Percurso Literário
Éder Rodrigues vem sendo apontado como uma das revelações da nova geração literária, nomeação ratificada pelos principais certames do país e que se consolidou após a passagem do escritor por países como Espanha e Portugal. Com um amplo trabalho desenvolvido na área literária e teatral, tornou-se conhecido do grande público pela autoria de peças consagradas pela crítica e também pelas diversas obras no âmbito da ficção, poesia e literatura infantil.

Na bagagem, o mineiro de Pouso Alegre coleciona prêmios importantes do cenário literário como o Prêmio Josué Guimarães de Literatura em 2009 e o Prêmio SESC/DF de Literatura em 2011. Embalado pela sequência de premiações (também foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de MG para concorrer como o Melhor Autor Teatral do ano pela dramaturgia do espetáculo Peça que nos Perdoe), Éder se concentra agora na efetivação de sua premiada obra no circuito editorial.

FLIP 2013
A premiação em Paraty será realizada no dia 6 de julho. Para saber mais, consulte o site oficial do evento.

Éder Rodrigues
Éder Rodrigues nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 02 de junho de 1981 e, atualmente, reside em Belo Horizonte, onde se dedica à escrita e à encenação. Sua investigação poética é uma mistura de palavra e imagem, corporeidade e sentimento, inscrição dos silêncios e os limites do incorpóreo, do desejo e da solidão.

O poeta é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, ultimamente, finaliza mestrado na Faculdade de Letras desta mesma instituição. Éder Rodrigues é dramaturgo com textos encenados em Minas Gerais, Paraná e Rondônia, com destaque para o espetáculo Por esta porta, encenado pelo Grupo de Teatro Mayombe de Belo Horizonte, em 2007.

No ano de 2008, recebeu vários prêmios, como: o SESC de Literatura pela obra A arte de empinar pipas, o Prêmio José Cândido Carvalho como contista, o Prêmio Cidade Colatina/ES de Poesia, a menção como destaque do Prêmio Cidade de Ipatinga de Poesia e duas vezes o Prêmio Fellipe D’Oliveira de Literatura. Foi agraciado, também, pelo prêmio Parque das Nações de Literatura, em Portugal, como autor revelação (2007), e o prêmio FEMUP de Poesia (2006/2007).

Éder Rodrigues possui textos publicados em diversas antologias, coletâneas e revistas. Como poeta, percorre os cinco cantos do Brasil em nome da poesia, apresentando seu trabalho em festivais, jornadas literárias e eventos artísticos.




 



    Deixe seu comentário:

 
 
 

 
          
TVUAI Network - Portal de Informações do Sul de Minas
Tel: (35) 3022-1290 - tvuai@tvuai.com.br
Copyright 2000-2011 - Todos os Direitos Reservados