Noticias  |  Entretenimento  |  Videos  |  Pouso Alegre - Passado e Presente minha TVUAI
 Lista de Email:


 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Loading
Pouso Alegre
Shopping meia boca será inaugurado na próxima terça



Gostou ? Então vote!
A- | A | A+

Rosy Pantaleão

Sem cinema, sem praça de alimentação, sem hipermercado, com apenas algumas lojas - das 135 previstas - em funcionamento, em meio à poeira e barulho de construção; provavlmente sem área de lazer para crianças [não obtivemos a informação com segurança], com acesso precário ao local, com o esgoto a ser retirado por caminhões por não ter sido concluído um projeto na área, enfim, na base do improviso, o Serra Sul Shopping, tido como o ´mais moderno da região´ será inaugurado na próxima terça-feira, 16 de abril, com o protesto de mais de cem lojistas que tiveram dificuldade em viabilizar suas lojas por falta de atenção dos empreendedores e de profissionais preparados para lidar com as exigências estruturais desse tipo de negócio. Esta é a síntese da coletiva promovida pelo superintendente do Shopping, Ronaldo Bastos, que, ao lado do assessor do prefeito Agnaldo Perugini, Wellington Oliveira, reuniu a imprensa da região para informar a inauguração do shopping a Pouso Alegre e região.

Comandando a equipe de gestão do Serra Sul Shopping, Ronaldo Bastos iniciou a entrevista citando números e dizendo que a população estava esperando a inauguração com grande expectativa. O shopping, segundo Bastos, será um marco para o sul de Minas oferecendo nova infraestrutura de compras, lazer e serviços à população. Se os números superlativos do empreendimento impressionam, a realidade é bem outra. Apesar de um orçamento de 150 milhões de reais para as obras e uma joint venture de 840 milhões de reais fechada entre a HSI - Hemisfério Sul Investimentos - gestora de fundos de private equity imobiliário - e a Saphyr - empresa especializada em administração de shoppings - a inauguração, apesar do foguetório que se tenta fazer através da imprensa, será aquilo que se costuma chamar de ´meia boca´.

Acesso
Construído no entrocamento da BR381 (Fernão Dias) e BR459, as entradas e saída do Serra Sul Shopping funcionarão de forma precária e o motorista deverá ter cuidado redobrado ao trafegar pelo local. Segundo o DNIT, o responsável pela construção do shopping estava fazendo o acesso sem autorização do órgão e, por isso, a obra foi embargada. Apenas no início desta semana, o superintendente do DNIT em Minas Gerais, José Maria da Cunha, assinou uma autorização provisória para o acesso ao shopping, após visita in loco na quinta e sexta-feira da semana passada quando foi discutido com os empreendedores a construção da pista de desaceleração no local e a rotatória vazada que já existe na BR459 (antes do viaduto, em frente à Via Mondo) que poderá ser fechada a qualquer momento por oferecer risco de acidentes. O acesso definitivo ainda deverá ter a apresentação de um projeto viável que será discutido para, posteriormente, ser licitado e construído, com parte das despesas arcadas pelo empreendedor. O DNIT informou ainda que do projeto deverá constar um viaduto e alças de acesso. A sinalização, atual e futura, para acesso ao shopping ficará por conta do empreendimento.

Quem vier a Pouso Alegre de outras cidades pela Fernão Dias terá que utilizar a entrada do Posto Fernandão sentido Pouso Alegre e virar à direita ao lado da Via Mondo. Pela BR459, quem vier do sentido Santa Rita do Sapucaí-Pouso Alegre, há duas opções: entrar na Fernão Dias e fazer o contorno para entrar no Posto Fernandão ou seguir em frente, sentido Pouso Alegre, fazendo o contorno a 500 metros da entrada do shopping e contornando novamente a rotatória defronte à Via Mondo para atingir a entrada.

Quem sair de Pouso Alegre, deverá pegar a BR459 e utilizar a rotatória defronte a Via Mondo ou, menos arriscado, contornar defronte à Bloquel, entrar na Fernão Dias, fazer o contorno na rodovia para entrar no Posto Fernandão.

De outras cidades para o shopping não foi previsto paradas de ônibus intermunicipal. No caso de Pouso Alegre, a linha Jardim Califórnia atenderá a demanda de hora em hora. O trajeto do ônibus será do Jardim Califórnia, passando pelo Centro da cidade, Praça Duque de Caxias, Rua Comendador José Garcia, trevo da BR459 em frente ao campus Fátima da Univás, BR459, entrando no shopping através da rotatória defronte a Via Mondo. Outras quatro linhas trafegarão nas proximidades do shopping: Chaves, Cidade Jardim, Distrito Industrial e JK. No entanto, nenhuma destas outras quatro linhas entrará no shopping, devendo ser utilizados os pontos de ônibus ao longo da BR459.

Com 1.650 vagas para estacionamento, será cobrada uma taxa de três reais por até 5h e mais um real a cada hora ultrapassada.

Compras e lazer
Com a previsão inicial de quatro salas digitais de cinema, duas com tecnologia 3D, o shopping será inaugurado sem nenhuma sala de cinema. Segundo o superintendente Ronaldo Bastos, a data provável para inauguração de uma das salas é 5 de junho.

Na praça de alimentação, por enquanto, apenas o McDonald´s estará em funcionamento. Nenhum outro fast food, café, rotisserie, doceria ou restaurante estará funcionando na data. A previsão para a inauguração de outras lojas de alimentação é a partir de maio.

O hipermercado Bretas também não estará em funcionamento. Segundo informações, o hipermercado não tem data prevista para a inauguração.

Das 143 lojas previstas inicialmente e das cerca de 138 comercializadas, apenas 30, de acordo com Ronaldo Bastos - e dez, na ótica de futuros lojistas - estarão funcionando na data da inauguração. Entre elas, Magazine Luiza, Richuelo, Marisa e McDonald´s.

Além das supostas 30 lojas, o Serra Sul Shopping será inaugurado com acesso a internet wi fi. Quanto à área de lazer para crianças, a redação da TV Uai entrou em contato com o jornalista da Prefeitura de Pouso Alegre, Adevanir Vaz - que convidou a imprensa para a coletiva - para saber se a área estaria disponível no dia da inauguração. Dizendo que ´achava´ que teria sim área de lazer para crianças, ficou de confirmar e retornar a ligação. Adevanir não apenas não retornou a ligação como também não atendeu mais aos nossos telefonemas. O risco, no caso, estaria em deixar crianças em meio à poeira, barulho e possíveis restos de construção pelos corredores do shopping.

100 lojistas em pé de guerra
Quase embargado esta semana por não ter concluído o sistema de captação de esgoto, a solução encontrada, a cinco dias da inauguração, foi retirar o esgoto com caminhões. Segundo engenheiros, a solução não é a ideal dependendo do volume de pessoas que se utilizarão dos banheiros e da praça de alimentação, mas é a possível até que as obras de captação de esgoto sejam concluídas.

Engenheiros, operários e lojistas estão indignados com a situação. Na quinta-feira, após o anúncio da inauguração do shopping, um pedaço do teto de gesso do McDonald´s desabou mas ninguém se feriu. Outro problema relatado é que o shopping não fez a higienização adequada do ar condicionado, necessária para a abertura ao público. De acordo com informações, a limpeza do ar condicionado levaria em torno de sete dias. Ninguém soube informar se o Corpo de Bombeiros avaliou essa condição em seu laudo.

Não apenas nas ruas de Pouso Alegre mas também nas redes sociais, a maioria dos lojistas estão em pé de guerra. Com gastos que ultrapassam 200 mil reais cada um, eles falam do desrespeito com que são tratados pela administração do shopping. Cerca de cem lojistas dizem que só foram avisados da inauguração nesta quarta-feira, 10, quando foram alertados que teriam que tapumar as lojas e passarem a trabalhar em horário noturno para concluir as obras, das 23h às 7 da manhã.

A maioria deles reclama que seus projetos foram e voltaram dezenas de vezes para a administração do shopping sem aprovação ou, pior, sem resposta, o que atrasou - e muito - o cronograma das obras. Um dos lojistas conta que a última chuva provocou a queda de vários vidros do teto em frente sua loja e ele teme a próxima chuva forte mas nem por isso se deixa abater. ´Quando compramos a loja era apenas um projeto, apenas terra no local. É um desrespeito do empreendedor para com a maioria dos lojistas do shopping e vão inaugurar agora com o apoio de muito poucos, existe um corredor do shopping que não tem sequer uma loja vendida´, desabafa.

Outra lojista confirma que o atraso nas obras deve-se ao descaso da administração com os lojistas. No entanto, ela acredita que o shopping poderá ser um sucesso no futuro, ´só não concordo com essa inauguração precipitada. Nos reunimos e solicitamos à administração que a data fosse transferida para o início de maio, porém, não fomos atendidos, não tivemos respostas aos nossos questionamentos e não formos informados do motivo da pressa´, revela.

A associação que foi formada pelos lojistas decidiu, pela maioria, a data da inauguração de suas lojas: 7 de maio. A data foi acatada por atender à maioria dos lojistas mesmo que algumas das lojas estejam prontas antes dessa data. Outros comerciantes, trabalhando a todo o vapor na conclusão de seus espaços, não conseguirão inaugurar nessa data. ´Já está tudo pronto? Essa frase na minha opinião está totalmente equivocada, e garanto que os clientes ficarão 100% decepcionados, além disso com certeza a imagem do maior shopping da região não será das melhores´, alerta um comerciante.

Lojistas reclamam ainda que nem número de telefone o shopping forneceu ainda. ´Tenho que fazer várias coisas em gráfica, outdoor, publicidade da minha loja e, até agora, não consegui resposta´, reclamou outra comerciante. Os tapumes também estão em discussão entre a grande maioria dos lojistas. Uma empresa foi contratada pela administração do shopping para unificar o visual dos tapumes. Na informação entre lojistas alguns dizem que pagaram 57 reais o m² do tapume e outros dizem que pagaram 37 reais o m² eles pretendem se reunir para investigar a veracidade da informação.

Como disse uma das lojistas, ´não quero desmerecer ninguém e nenhuma loja, mas, vamos encarar com sinceridade, qual a possibilidade de alguém que ir ao shopping apenas´, frisa ela, ´para comprar meias, por exemplo´? E completa, chateada: ´as pessoas vão a um shopping por diversas razões mas, principalmente, pra relaxar, usar a praça de alimentação, ir ao cinema e ao hipermercado e acaba comprado por passar na frente das lojas e lembrar-se do que precisa ou aproveitar uma promoção´.

Alguns lojistas consideram que a precipitação na inauguração do Serra Sul Shopping pode arranhar gravemente a credibilidade do shopping e prejudicar a todos, financeira e logisticamente. A sugestão é de entrar com uma ação coletiva de obrigação de não fazer, com pedido liminar, para impedir a inauguração meia boca no dia 16. A medida está sendo discutida mas ainda não há acordo nesse sentido.




 



    Deixe seu comentário:

 
 
 

 
          
TVUAI Network - Portal de Informações do Sul de Minas
Tel: (35) 3022-1290 - tvuai@tvuai.com.br
Copyright 2000-2011 - Todos os Direitos Reservados