Noticias  |  Entretenimento  |  Videos  |  Pouso Alegre - Passado e Presente minha TVUAI
 Lista de Email:


 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Loading
Principais karatecas brasileiros agitam a 9² Copa Brasil Biolab em Pouso Alegre



Gostou ? Então vote!
A- | A | A+

Final entre a tricampeã mundial Cecília de Almeida, Ciça, e a campeã Mundial Valéria Kumizaki representou a força da velha e da nova geração do esporte

O último dia da Copa Brasil Biolab de Karatê, vista pelos competidores como oportunidade fundamental para conhecer o nível técnico dos praticantes e preparar-se para os torneios do ano, foi marcado por lutas entre os principais atletas brasileiros. Cerca de 1.234 participações entre karatecas e equipe técnica estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo do Colégio São José em Pouso Alegre, entre 19 e 20 de fevereiro.

O evento contou na cerimônia de abertura com a presença de várias autoridades, entre elas: o prefeito municipal Agnaldo Perugini, os presidentes da Federação Mineira de Karate João Carlos de Godói, da Federação Paulista Pedro Hidekasu Oshiro e da Federação do Distrito Federal Abidias, o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Karate Celso Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal de Esporte professor Antonio Walter Ferreira do Santos, o ex jogador do Santos Futebol Clube José Carlos Espoleta - que é de Pouso Alegre e morou 15 anos no Japão onde foi bicampeão nacional e está de volta a terra natal. O diretor da Guarda Municipal Marco Antonio Mariano, a presidente do Sindicavespar Benedita Donizete Soares, o presidente da ACIPA Silvio Reis e o professor de Educação física Pedro Ernesto.

Na abertura as crianças do Esporte Solidário da Minas-Kan/Biolab, apoiado pelo Ministério dos Esportes com a Lei de Incentivo aos Esportes, fizeram um espetáculo de apresentação a qual teve como estrela maior uma jovem atleta de Pouso Alegre, Maria Cecília (Ciça), de apenas 9 anos de idade atual Bi-campeã Brasileira, Tri-campeã mineira e Bicampeã da Copa Brasil, que além de fazer o juramento do atleta, contracenou na apresentação com a Tricampeã mundial Maria Cecília Maia de 44 anos (Ciça do RJ), a criançada deu um verdadeiro Show.

A técnica da seleção brasileira de Karate, Simone Yanomine avaliou a qualidade da copa Brasil Biolab e a citou como a competição aberta de maior importância no país. ´Neste campeonato há todos os níveis de atletas e de várias idades. Isto estimula a prática deste esporte´, completa.

Para a tricampeã mundial Cecília de Almeida, ´Ciça´, de 44 anos, primeira atleta latina a conquistar um campeonato no Japão, país que originou a luta, a Copa é muito mais que uma competição, ela ajuda socialmente, pois estimula os jovens na prática do Karatê. ´Meu objetivo não é mais ser campeã, vai além disso, o ideal é fazer com que a criançada se apaixone pelo esporte´, conclui Ciça.

No Open Feminino, a final repetiu o espetáculo do ano passado a medalha de ouro ficou novamente com a campeã mundial Valéria Kumizaki da equipe de Presidente Prudente (SP); a prata foi para a tricampeã mundial Cecília de Almeida, Ciça, da equipe da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro as duas atletas fizeram uma luta eletrizantes tanto no Open quanto no individual por categoria: e o bronze com Rayane Elaine Fernanda – São Bernardo dos Campos/SP. No Open masculino, o ouro foi para o Douglas Guimarães Brito, SEJEL de Pindamonhangaba, a prata para Paulo Roger Pinto France, equipe de Americana SP e o bronze para Wellington Barbosa também da equipe de Pindamonhangaba.

Na premiação por equipes, a (ASCEK) Associação dos Competidores Estadual de Karate (SP) foi a que conquistou mais medalhas, ficando com o primeiro lugar com 24 medalhas de ouro, 17 de prata e 42 de bronze; com o segundo lugar ficou a delegação do Rio de Janeiro 15 medalhas de ouro, 21 de prata e 19 de bronze e em terceiro lugar ficou Hayashi-Há de Jaboticabal/SP com 12 medalhas de ouro 06 de prata e 06 de bronze.

A equipe campeã levou cinco mil reais, a vice campeã R$ 2.500 e o terceiro colocado mil reais. As categorias Open e por Equipes também receberam premiações em dinheiro.

Cerca de um terço dos competidores eram do estado de São Paulo. Os outros dois terços representaram Minas Gerais (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás, Paraná (PR), Espírito Santo (ES), Bahia (BA) e Santa Catarina (SC) Para João Batista, ´João do Karatê´, idealizador e organizador do Projeto MinasKan que promove o evento há nove anos sob o patrocínio da Biolab Farmacêutica, a cada ano há novos ganhos de experiência e realização. ´O Karatê não só incentiva o atleta a vencer desafios, vai além disso e insere as pessoas na sociedade, as direciona. O mais importante e o que me completa é que, depois que acaba a Copa, as crianças que fazem parte do MinasKan ficam com mais energia para lutar e vencer não só no esporte, mas também, em seus desafios pessoais. Elas querem lutar e ser como a Jéssica da Dalt, que saiu daqui do Projeto Solidário. Agora como secretário Municipal de Esporte e Lazer, quero estender este modelo empreendedor para as mais diversas modalidades esportivas, fazendo de Pouso Alegre uma cidade modelo no cenário esportivo nacional, se consegui com o Karate tenho certeza que conseguirei com as outras modalidades também´, conclui João do Karate.

A supercampeã Jéssica da Dalt Cândido, 19 anos, que representa o Brasil na categoria até 50kg nas principais competições internacionais e ajudou o país a conquistar o tetracampeonato Pan e Sulamericanos, esteve no evento para acompanhar as lutas e analisar o desempenho de outros karatecas. Jéssica é atualmente a única mineira na seleção brtasileira adulto e está classificada para a seleção do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), para disputar os Jogos Olímpicos Panamericanos de Guadalajara no México este ano.

Além de Maria Cecília que conquistou o bicampeonato da Biolab, conquistaram também medalhas de Ouro os atletas da Minas-Kan: Mary Anna Boscasche, Lara Sanches e Jeferson Tadeu.





 



    Deixe seu comentário:

 
 
 

2 Comentários


Vivian
04/03/2011 as 12:49


PARABÉNSSSS JOÃO SENSEI!!!! COMO SEMPRE FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO!!!

Vivian
04/03/2011 as 12:51


PARABÉNSSSS JOÃO SENSEI!!!! COMO SEMPRE FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO!!!

 
          
TVUAI Network - Portal de Informações do Sul de Minas
Tel: (35) 3022-1290 - tvuai@tvuai.com.br
Copyright 2000-2011 - Todos os Direitos Reservados