Datas Históricas
A Origem do Nome
O Registro do Ouro
A Fundação da Cidade
A Capela do Mandu
Senador José Bento
O Primeiro Jornal
Guerras e Revoluções
Escolas e Faculdades
Futebol
Imigração
Comércio
Ortodontia
Indústrias
Os 3 poderes
Artes
Famílias
Curiosidades
Bibliografia e Elaboração

"O ASSASSINATO DO SENADOR JOSÉ BENTO" *

Após seus deveres de chefe espiritual e político de Pouso Alegre, o Padre e Senador do Império, José Bento Ferreira de Meio, às 16h30 do dia 8 de fevereiro de 1844, apeia de seu cavalo e vai fazer um lanche rápido na casa de sua comadre Maria Bárbara do Sacramento Vilhena.
Na saída, quinze minutos depois, MariaBárbara repete para o Senador: "Cuidado que eu ouvi um zum-zum que estão preparando uma tocaia", no que responde José Bento: "Isto é boato. Quem poderá atentar contra um Senador do Império?" E segue em seu cavalo, rumo à fazenda para acompanhar a colheita do milho e ver seu gado leiteiro.
Naqueles tempos, a demarcação de terras nas propriedades rurais, provocava grande acirramento. Dizia-se que, por problemas de vizinhança, contratara-se um pistoleiro para dar cabo à vida do Senador José Bento.
Mas ele, destemido, senhor do poder e dos sonhos, seguiu no belo alazão rumo a sua propriedade rural.
Às 17 horas, logo após a rua das Taipas (hoje alto da Comendador José Garcia), nocaminho da Faisqueira, exatamente em meio do estreito caminho que unia estes dois pontos de Pouso Alegre - atualmente rua Pedro Caldas Rebello, logo após a subida da Volks - de tocaia surge a figura hedionda do pistoleiro Dionísio Tavates da Silva que, com dois de garrucha, implacavelmente assassina o grande Senador do Império, retirando Pouso Alegre, durante 70 anos, do contexto político nacional.
Dionísio, o pistoleiro contratado, descoberto criminoso um ano depois, recebeu a pena de 30 anos de prisão.
Já em liberdade, quarenta anos depois, Dionísio velo visitar Pouso Alegre e se tornou, então, pessoalmente conhecido por toda a população, após ter sido preso, condenado e cumprido pena em Barbacena.

Senador José Bento
Perfil do Senador
"O Assassinato do Senador José Bento"

* Estórias do Mandu - Eduardo Toledo

TV UAI Network - Telefax: (35) 3022-1290 - E-mail: tvuai@tuai.com.br