20/04/2014-Pouso Alegre/MG
  
CDICDI

  Página Principal
  Arte e Lazer
  Ciência e Meio Amb.
  Economia
  Educação
  Esportes
  Geral
  Mundo
  Política
  Shopmail
  Sociais
  Tecnologia
  Tempo
  Turismo
  Equilíbrio
  Logosofia
  Pouso Alegre
  Poços de Caldas
  Santa Rita do Sapucaí
  Senador José Bento
  Contato
  Expediente



Pouso Alegre
Anastasia inaugura obras e anuncia duplicação da Perimetral

Fotos: Erika Pantaleão



AnastasiaUma maratona de inaugurações e conversas ao pé do ouvido. Esse foi o dia do vice-governador Antonio Anastasia e comitiva nesta quinta-feira, 12, em Pouso Alegre.

O vice-governador percorreu Pouso Alegre de carro, desviando dos buracos e observando silenciosamente a sujeira, o matagal e o desleixo que se encontra Pouso Alegre. Só no trajeto de quatro quadras entre o aeroporto e a rotatória do Batalhão de Polícia Militar foi possível contar dezoito buracos.

O primeiro compromisso de Anastasia foi uma visita ao ex-prefeito Jair Siqueira onde conversou com lideranças da cidade. O encontro foi promovido pelo ex-deputado Chico Rafael, articulador político de Anastasia no sul de Minas.

De lá, o vice-governador seguiu para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde recebeu em audiência privada os vereadores da oposição. Com eles, Anastasia abordou o andamento das ações do Governo de Minas e as novas demandas locais. Sem nenhum vereador do PSDB na Câmara Municipal para ser o porta voz da junto ao governo do Estado, os vereadores Fred Coutinho (PSB), Rogéria Ferreira (PMDB), Marcus Vinicius Teixeira (PSB), Oliveira Altair (DEM) e Laércio Poteiro (PTB) se uniram para formalizar projetos de interesse de Pouso Alegre. Dentre os pedidos apresentados, Anastasia comprometeu-se a realizar a duplicação da avenida Perimetral - da Rodoviária até o bairro São João - e a construção da Dique 3 - que prolongará a Perimetral até o bairro da Faisqueira - apenas com recursos do Estado. O vice-governador anunciou ainda o repasse de 22 milhões de reais para obras na cidade.
Anastasia
Em seguida, com a presença do prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, autoridades da região e sob as benção do arcebispo Dom Ricardo Pedro Chaves, o vice-governador inaugurou a 13² Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Em seu discurso, Anastasia ressaltou que o governo mineiro ´vem realizando, ao longo dos últimos anos, obras importantes aqui e vamos continuar fazendo-as, inclusive, conforme um sonho antigo do município de Pouso Alegre. Por determinação do governador Aécio Neves e com recursos do Estado, por meio da Copasa, já estão alocados os R$ 22 milhões necessários para a construção da avenida do Dique 3 aqui em Pouso Alegre´, anunciou o vice-governador, que também acrescentou que espera voltar ao município com a licitação da obra em curso, assim que superadas as questões de ordem ambiental.

A nova UAI de Pouso Alegre possui 20 guichês, com 60 funcionários especialmente treinados, o que possibilita uma capacidade de atendimento diário de 700 pessoas. ´Estamos em boas instalações, com servidores treinados e qualificados pela MGS, filhos dessa terra, preparados para trabalhar a favor do desenvolvimento, para receber aqui os empresários e conseguir com o Minas Fácil abrir empresas com mais rapidez e menos burocracia. Formou-se assim, portanto, um grande esforço conjunto do governo de Minas esse símbolo e que leva no seu nome talvez a expressão mais típica de todos nós mineiros, o tão querido, decantado e aplaudido e que nos honra tanto, o nosso UAI´, disse Anastasia em seu pronunciamento.

A partir da integração de diversos serviços em um mesmo espaço físico, os moradores de Pouso Alegre e de municípios próximos passam a contar com acesso rápido a diversos serviços, como do Instituto de Identificação (carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais), Sistema Nacional de Emprego (Sine), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Detran, Minas Fácil, Cemig e Copasa, entre outros. A UAI tem ainda auditório para palestras e treinamentos e Telecentro com acesso gratuito à internet. O espaço poderá ser utilizado para realização de pesquisas escolares, visualização de correio eletrônico, elaboração e envio de currículos. O Telecentro possibilita ainda a capacitação profissional de jovens em cursos profissionalizantes à distância, com assistência permanente de um técnico em informática.

Com uma área total de 920 metros quadrados, em prédio reestruturado e adaptado ao novo formato de prestação de serviços à população, respeitando, inclusive, o acesso de pessoas com necessidades especiais, a UAI de Pouso Alegre funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem limitação de senhas para qualquer um dos serviços oferecidos à população. O endereço é rua Comendador José Garcia, nº 420, Centro.
Anastasia
Hospital Regional
Após a inauguração da UAI, acompanhado de médicos e de sua comitiva, o vice-governador visitou as obras de reforma e ampliação HCSL. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre é âncora do sistema estadual de saúde e referência para 54 municípios, atendendo uma população total de 926 mil habitantes. No Pronto Socorro do Samuel Libânio são realizados, em média, 12.500 procedimentos por mês, sendo 17 procedimentos a cada hora; são cerca de mil internações por mês e cerca de 1.500 sessões de hemodiálise no mesmo período.

O hospital universitário é mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), tem 260 leitos e conta com o trabalho de mil profissionais. Uma das obras de destaque que estão em curso no local é a construção do Serviço de Quimioterapia. Num espaço de 274 m² será realizado atendimento estimado de 50 pacientes por dia. O local contará com todos os equipamentos novos e uma estrutura de nove poltronas para adultos, duas poltronas pediátricas e três leitos. Outra obra importante é o prédio na área central do HCSL, denominado ´Torre´, com 1.200m², com cinco pavimentos: pilotis, central de material esterilizado, UTI cardiológica e novos espaços para internação, enfermarias masculina e feminina. Está, ainda, sendo erguido um novo prédio que abrigará as novas unidades de internação do SUS, com 70 leitos, dentro dos mais modernos padrões da arquitetura hospitalar. Uma obra de 1.935 m², de alta importância humanitária e social. Outra mudança é a ampliação do Serviço de Hemodiálise visando qualificar o atendimento aos pacientes renais crônicos do Sul de Minas.

Delegacia Regional
Na sede da Delegacia Regional de Pouso Alegre, ao lado do presidente da OABMG, Raimundo Cândido Junior, prefeito Agnaldo Perugini, delegado Regional Carlos Eduardo Pinto e demais autoridades, Antonio Anastasia participou da inauguração da Sala da Ordem dos Advogados do Brasil, que presta homenagem ao advogado e vereador Firmo da Motta Paes, falecido em 2004. O espaço foi cedido para atendimento aos detentos, em respeito às garantias constitucionais dos presos e institucionais dos advogados.
Anastasia
Presídio
Por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o vice-governador Antonio Anastasia entregou a nova Unidade Prisional de Pouso Alegre, que contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, além de autoridades civis e militares da região.

Com esta construção, o Sistema de Defesa Social passa a liberar os policiais Militares e Civis para suas atividades de policiamento ostensivo e investigação. Foram investidos R$ 12,8 milhões no empreendimento, que foi construído sob responsabilidade do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais. A unidade tem capacidade para abrigar 302 presos, que serão em breve transferidos da cadeia pública local.

O deputado Estadual Ruy Muniz foi o primeiro a discursar, seguido de outros integrantes da comitiva. Muniz alertou para a degradação do núcleo familiar que tem levado muitos jovens às drogas e ao crime. ´Gostaria de estar aqui em Pouso Alegre inaugurando uma escola´, ressaltou, ´e vou sugerir que os governos adotem programas de inclusão neste presídio para que os detentos, quando saírem, tenham uma nova chance de viver em sociedade´.

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, explicou que ´a vantagem de uma nova unidade prisional é que ela é projetada também para a ressocialização do detento, com estrutura adequada e contingente de guardas especialmente treinado para esse fim´.

O prefeito Agnaldo Perugini, em todas as inaugurações ressaltou a importância dos investimentos do governo do Estado em Pouso Alegre. Na inauguração do presídio, Perugini foi aplaudido ao agradecer aos ex-prefeitos Enéas Chiarini, Geraldo Cunha Filho e Jair Siqueira, em cujos mandatos as obras do presídio foram iniciadas.

Anastasia



<< Voltar








TV UAI NETWORK - Portal de Informações do Sul de Minas
Tel/Fax:(35) 4102-0809 - tvuai@tvuai.com.br
Copyright® 2000/2008 - Todos os Direitos Reservados